top of page

Orçamento de Estado para 2024 | Artigo 127.º “Centros de recolha oficial de cães e gatos, apoio à esterilização e à promoção do bem-estar animal” - Contributo do Coletivo Animal

Exmo. Senhor Presidente da 5.ª Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República

C/C

Exmo. Senhor Primeiro-Ministro

Exmo. Senhor Ministro do Ambiente e da Ação-Climática

Exmos (as) Senhores (as) Representantes dos Partidos Políticos

Exma. Senhora Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses

Exmo. Senhor Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

 

Portugal enfrenta um verdadeiro flagelo em matéria de abandono, negligência e maus-tratos a cães e gatos e uma incapacidade de resposta por parte do  Estado, do coletivo associativo de defesa animal e da sociedade civil. Estes problemas, que têm assolado o país ao longo de décadas, são profundamente perturbadores do bem-estar dos animais e têm um enorme impacto negativo na sociedade e na despesa pública. Esta situação é, em grande parte, consequência do número excessivo de nascimentos de cães e de gatos. Este contributo visa chamar a atenção para a urgência de contemplar, no Orçamento de Estado de 2024 a esterilização, abordagem ética e eficaz, para o tão desejado equilíbrio da população de cães e gatos em Portugal.

 

I. A Situação Atual: Um Estado de Emergência Permanente  

Os números avassaladores de animais institucionalizados (em abrigos associativos e em Centros de Recolha do Estado), de animais errantes, de pedidos de ajuda e do abandono é o resultado de uma crise sem precedentes: a ausência crónica de resposta do Estado ao número excessivo de nascimentos de cães e gatos, associada à atual crise económica e social e agravamento do custo de vida. O resultado é o estado de emergência permanente que se vive nos abrigos associativos ou de movimentos informais, onde se verifica diariamente:

  • Um fluxo crescente de pedidos para recolher ninhadas, principalmente de cães e gatos com tutores, sobrecarregando ainda mais os já escassos recursos disponíveis. 

  • Uma acumulação alarmante de animais confinados, resultando no sofrimento físico e psicológico contínuo para esses animais.

  • Uma dificuldade crescente em atender às necessidades básicas, como alimentação e cuidados médico-veterinários. 

  • Uma queda drástica no número de adoções, agravando o número de animais institucionalizados já existente. 

  • Um fardo emocional insustentável sobre os trabalhadores e voluntários, levando a exaustão e problemas de saúde mental. 

  • Um aumento dos pedidos de ajuda e dos casos de animais em situação de risco que não recebem uma resposta.

  • Crescentes dificuldades económicas enfrentadas pelos tutores, que os impedem de aceder a serviços de esterilização e cuidados médico-veterinários, o que contribui para o aumento do número de animais abandonados e em situação de risco.

 

II. A Solução: Esterilização como Prioridade  

Perante esta crise, defendemos uma abordagem a montante, centrada na causa, na raiz: o excesso de nascimentos de animais. Reduzir drasticamente o número de nascimentos de cães e gatos através da esterilização é a chave para combater problemas como abandono, maus-tratos e negligência, acumulação de animais nos centros de recolha oficial do Estado, aumento da errância e incapacidade de resposta do movimento associativo . Propomos:  

  • Dinamização de Programas CED (Captura-Esterilização-Devolução):  implementação sistematizada, uniformizada e eficaz de programas CED em colónias de gatos eliminando as atuais barreiras burocráticas. Implementação de programas CED em matilhas de cães errantes.

  • Esterilização Gratuita e Acessível para Todos: estabelecimento de programas de esterilização gratuitos e acessíveis em todo o país, abrangendo cães e gatos com tutores e errantes, reduzindo assim os nascimentos indesejados.

  • Regulamentação da Venda de cães e gatos: proibição da venda de animais na internet e lojas, para combater o tráfico ilegal e promover a adoção responsável. 

 

III. Simplificação e Agilização dos Procedimentos

Reconhecemos os recentes esforços do Estado em investir no bem-estar dos designados “animais de companhia.”. No entanto, diante daquilo a que assistimos diariamente, é evidente que a abordagem atual precisa ser revista. Neste contexto, fazemos um apelo,  a uma revisão urgente dos processos de candidatura e acesso aos Apoios do Orçamento de Estado, eliminando obstáculos burocráticos para financiamento rápido e eficiente das organizações de defesa animal, e no acesso aos programas CED. 

 

IV. A Nossa Chamada à Ação  

Considerando o exposto, apelamos a que o Orçamento de Estado para 2024 priorize e reforce o financiamento da esterilização animal, como uma medida crucial à promoção do bem-estar animal e de resolução efetiva de todos os problemas acima mencionados.  

 

⇒ Consignação do IRS - Apelamos também para uma revisão urgente e simplificação do processo de consignação do IRS, garantindo a inclusão das associações de defesa animal na lista de entidades a beneficiar da consignação do IRS prevista na Lei n.º 16/2001, de 22 de junho. O atual sistema exclui injustamente as organizações sem fins lucrativos dedicadas à defesa animal, que têm enfrentado anos de frustração e desapontamento ao tentar obter esse reconhecimento. É crucial adaptar o sistema à realidade, de modo a garantir um apoio financeiro direto e eficaz para essas organizações que se dedicam à defesa animal, que todos os dias assumem responsabilidades do Estado. Pedimos uma revisão imediata e a implementação de um procedimento claro e descomplicado para garantir o apoio necessário a essas associações que dependem delas para sobreviver.

As Signatárias,

101rafeiros
4 Patas - Associação Abrigo dos Animais de Sines
Captura de ecrã 2023-11-05, às 21.59.49.png
ADAPO Olhão
ALAAR Associação Limiana
Aldeia Verde
AMIGOS DOS GATOS DO ALGARVE
Captura de ecrã 2023-05-23, às 23.21.49.png
Animal Dream Associação
Animal Save Portugal.png
AMICA
Associação Animais de Ninguém
ABPA-Associação Brigantina de Proteção aos Animais
Associação Caudas & Bigodes
Captura de ecrã 2023-08-23, às 17.12.13.png
CHÃO DOS BICHOS
APAAC
Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante (APAAE) de Castelo Branco
qqq.JPG
Associação dos Animais de Lisboa
Gatos do Jardim
ADAAVV
Associação Projecto Java
Orelhas sem dono
CRAPAA
coração dono
GRUMAPA
Captura de ecrã 2023-09-08, às 00.15.32.png
MAFRANIMAL
NOV INTERV PELAS MATILHAS COIMBRA
NAAAS
Os "nossos" miaus - Coimbra
Plataforma Proanimal
PRAVI
QOASMI (Quando Os Animais São Mais Importantes)- Associação Protectora dos Animais da Guar
QUATRO ÀS
Querido Aconchego Associacão Animal de Felgueiras
Quinta das Águias
S.O.S dos Animais de Moura Moura
SOS Bicharada
Trata-me Bem, Associação de Protecção Animal  - Viana do Alentejo
AANIFEIRA
AEZA Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur
Captura de ecrã 2023-08-25, às 10.19.32.png
ASLT-ADOTA Associação dos Animais de Santa Luzia Tavira
ANIMAIS DE RUA
SPA
FAMALICAO SEM CORRENTES
EXPANDCOURAGE
em atualização
bottom of page